terça-feira, março 11, 2008

A Receita do prato Notícia

“ Se a noticia fosse um ser Humano, era baixa, directa, frontal, de poucas palavras e o seu melhor amante seria, sempre, uma fotografia”
Quem, o quê, onde, quando e porquê. A perspectiva e a experiência de Domingos de Andrade – chefe de redacção do Jornal de Notícias - diz que não é necessária uma ordem cronológica destas cinco perguntas, que estruturam e dão forma à notícia.
Em prosa com os alunos de Ciências da Comunicação, explicou o seguinte:” o mais importante é começar a notícia pelo factor de maior relevo e o que é mais próximo. Se o “onde” for mais importante e próximo que o “quê”, começa-se pelo “onde” “.
Á similitude duma história, a notícia deve ser estruturada com um princípio meio e fim. O corpo desta, deve ser delgado, delineado e cada parte deve ser diferenciada. Consiste no acto de informar sobre algo ou alguém. Os seus berços são, quase sempre, os meios de Comunicação Social. A sua principal característica é informar o leitor, por isso, deve ser objectiva e se possível embelezada com uma fotografia do assunto em epigrafe.
Nem todos os acontecimentos são incumbidos do título notícia. Só os acontecimentos actuais e de interesse público o são. É imprescindível reverenciar e satisfizer um paradigma, que vai ter em conta os os factores socioeconómicos e culturais, onde a notícia circula. Para que a notícia nasça é indispensável o factor novidade. Uma vez que, a vida de uma notícia é efémera. Ora está fresca e marca um dia ora está no chão das ruas, sem qualquer utilidade. Tal como afirmou o jornalista do JN: “ claro que se um homem morder um cão é notícia, porém se for cão a morder o homem já não o é, a menos que seja uma criança”.
São poucos os ingredientes para escrever uma notícia, mas são precisos muitos anos de cozinha para fazer da notícia um prato requintado.

Ana Soraia Freitas
1º Ciências da Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário