segunda-feira, junho 09, 2008

Ricardo 1

Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira, conhecido simplesmente como Ricardo (Montijo, 11 de Fevereiro de 1976) é um guarda-redes português, que defende actualmente a baliza do Real Betis Balompié. Além disso é o guardião titular da Selecção Portuguesa de Futebol que já representou 62 vezes.

Em 94/95 começou a sua carreira no clube da sua terra, o Montijo, que se encontrava na II divisão B. Fez 18 jogos a contar para o campeonato enquanto lá estava mas depois foi transferido para a I divisão onde jogou no Boavista. A sua estreia no clube, e consequentemente na I divisão, foi no jogo Boavista - Belenenses (1-1) que se realizou no dia 2 de Fevereiro de 1997. É também importante salientar que o guarda-redes jogou todo o jogo não tendo qualquer espécie de lesão.

No mesmo ano Ricardo ganhava o seu primeiro título como jogador: o Boavista tinha conquistado a Taça de Portugal e um ano depois, em 97/98, é conquistada a Supertaça de Portugal.

Sempre muito acarinhado pelos adeptos, foi determinante na conquista do primeiro campeonato boavisteiro (em 2000/01) e depois também na caminhada europeia que em 2003levou o Boavista às meias finais da Taça UEFA.

Na época 03/04 Ricardo transferiu-se para o Sporting.

Mas Ricardo chegou ainda mais longe, ficou célebre por ter defendido uma grande penalidade sem luvas no desempate dos quartos de final do Euro 2004 realizado em Portugal, onde a equipa da casa jogou com a Inglaterra, tendo posteriormente sido o marcador da ultima grande penalidade, que qualificou a selecção portuguesa para as meias-finais da prova (Euro 2004).

Recentemente, no Mundial de 2006, defendeu três penaltis contra a Inglaterra, colocando a Selecção portuguesa entre as 4 melhores equipas do Mundo. Actualmente é jogador do Real Bétis em Espanha.

Palmarés

Outros



Sem comentários:

Enviar um comentário