domingo, novembro 01, 2009


O segredo para o sucesso é ser feliz...

Foi isto que aprendi num destes dias que passou. De nada nos servirá o empenho e dedicação a alguma coisa se não estivermos de bem connosco.

Passo a explicar a situação de onde retirei este ensinamento...

"O segredo para o sucesso é ser feliz" foi o que um professor nos tentou mostrar numa das suas aulas. Numa destas ultimas aulas, o professor em questão, reparou que a turma estava em baixo astral e portanto, com um rendimento muito abaixo do pretendido nesta fase do semestre. Para tentar dar-nos um pouco de animo, resolveu fazer uma pausa na matéria e deu-nos um pouco da sua filosofia de vida.

Segundo ele, nada é mais importante do que sermos felizes. Fez-nos imensas perguntas do tipo "Estão desanimados??", "Estão cansados", "O que é que se passa??". Mas nenhum de nós lhe deu uma resposta. Com isto, começou o discurso...

O dito discurso foi algo do género:
"Eu sei muito bem que vocês andam meios perdidos. E que por vezes interrogam-se até que ponto serão felizes com esta profissão pelo qual lutam para a ter. Mas isto é só uma pequena parte da vossa vida. Pela vossa cara, não me parecem felizes. E a felicidade é o mais importante. Se não forem felizes e se não estiverem de bem convosco próprios, nenhuma área de estudo vos trará a felicidade que desejam. A felicidade deve ser algo extra ao curso. Aí veram que, com trabalho, os resultados apareceram. Sem a felicidade, todo o trabalho e esforço é em vão. E pelo que conheço de vocês, vocês gostam deste curso. Agora resta serem felizes e trazerem a alegria para as aulas! ".

Confesso que foi uma aula que me fez pensar... E que me fez abrir os olhos!
Afinal de contas, ele tem toda a razão. O curso e consequente emprego nesta área será apenas um utensílio a usar para obter alguma qualidade de vida. E no fundo, gosto deste curso e desta área. Engenharia sempre me fascinou... Informática também. E cada vez mais, este ramo tem vindo a crescer. É aqui que se encontra o meu futuro e vou lutar por ele...
Se todos temos de fazer alguma coisa, prefiro que seja nesta área. Portanto, não me posso queixar.

Agora resta encontrar a alegria com tudo o resto que faz parte da vida... Ultimamente tenho trabalhado para isso. E os resultados vão aparecer!!!

São pequenos ensinamentos deste tipo que são fundamentais para formar pessoas! E esta aula, nunca será esquecida... Pelo menos por mim!

Espero que este ensinamento possa ser útil a quem o está a ler pelas minhas palavras....

E como um outro meu professor nos diz aquando acaba a aula, "SEJAM FELIZES!"

2 comentários:

  1. Que bom ter tido um professor que lhe o fez sair da apatia em que andava... Atenção! A felicidade não é constante, para além de a desejarmos temos que ser optimistas, acreditarmos e sabermos que somos capazes de a alcançar

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Era ESTE texto que eu andava a precisar de ler =)


    Obrigada Joaozinho **

    ResponderEliminar