sábado, setembro 18, 2010

A Viagem...



Com o passar do tempo, comecei a não achar muita piada a frases feitas. Daquelas que são citadas quase minuto a minuto. Claro que existem "frases feitas" geniais. Que por vezes ditam, sem tirar nem por, um actual momento, um ensinamento que necessitamos em determinada altura.
Hoje, vi uma dessas frases...
Algo do género, "Numa viagem, o mais importante não é a chegada mas sim o caminho percorrido".
Fez/faz todo o sentido!
À tempos que não me importo sobre o caminho percorrido. Tenho metas, destinos a chegar, barreiras a superar... e sem dar conta, esqueço-me do caminho percorrido. Não dou importância e não aprecio a "paisagem"...
Tudo perde o interesse a não ser a chegada! Mas de que nos serve o atingir algo, sem que para tal, o caminho não tenho nenhuma importância? De que me serve partir numa aventura em que só o destino importa?! Então e o caminho?! A companhia, as paisagens, as dificuldades ultrapassadas, as gargalhadas e histórias engraçadas que vão acontecendo... Não importa?!
Hoje senti isso. E não fiquei muito contente... 
Tenho consciência que estou a melhorar. Em diversos aspectos.
Faculdade e modo de levar o dia a dia! Tenho me mentalizado de que este caminho até à meta final tem de ser apreciado! 

Por exemplo:
Na faculdade, o caminho tem de fazer valer o querer estudar. É claro que o diploma e o arranjar emprego na área terá o seu peso de importância nesta viagem. Mas o caminho, tem de ter importancia! Afinal, esta pequena viagem(vida universitária, tirar o curso) faz parte da grande Viagem a que chamamos de Vida! A nossa vida!
Esta grande viagem que, se calhar, nem temos sequer em mente o destino, tem de ter sentido! Tem de ter importância! 

No fundo, são as "pequenas coisas" durante a viagem, que dão sentido à viagem. Serão estas "pequenas coisas" que ficaram no final! Amigos, festas, diversões, vitórias, derrotas... Tudo tem de ter a sua importância. As coisas más, fazem nos crescer e aprender! Fazem-nos fortes e humanos. 
Quanto ás boas, fazem-nos felizes, sentir-mo-nos quentes por dentro!

Hoje senti que a Viagem tem de ser vivida de forma diferente.
Se calhar, já o sabia... Mas por vezes, o caminho fica turvo! A dificuldade em percorrer-lo conscientemente é maior. Só o destino fica a valer a pena continuar! 

Mas são apenas alguns kms da nossa imensa viagem! E é importante o voltar ao caminho correcto, onde tudo fica mais nítido e limpo! Por vezes é necessário andar uns metros para trás para depois avançar em força!

"Caminhos sem saída são apenas um bom lugar para dar a volta!" =)

Um beijo/Abraço

E não se esqueçam de aproveitar o caminho...

PS: "Sejam Felizes!"

2 comentários:

  1. Toda a nossa vida é uma viagem, penso eu, com estações, apeadeiros, caminhos mais ou menos longos.
    Quantas vezes, quando queremos muito uma coisa e nos concentramos só em conseguir isso, quando o conseguimos sentimos uma sensação de vazio?? Talvez pelo motivo que referes, por não ter aproveitado a viagem.

    Do meu tempo de faculdade, guardo as melhores recordações. e acredita que há tempo para tudo. Tinha um objectivo definido: acabar o curso, não chumbar nenhum ano. Mas isso não impediu o tempo com os amigos (que conservo até hoje, o meu melhor amigo conheci-o na faculdade e continua, hoje, a ser o meu melhor amigo e confidente), saídas, festas (acho que perdi muito poucas). Tive notas fantásticas numas cadeiras (as que gostava), noutras safei-me à rasca e outras até hoje não sei como passei.
    Claro que o objectivo era terminar o curso, mas aguentar a pressão dos exames, as horas e horas de estudo não é fácil. precisamos de algo mais, precisamos de viver!

    Desculpa o testamento :).

    A frase "Caminhos sem saída são apenas um bom lugar para dar a volta!" faz todo, todo o sentido!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo absolutamente contigo. Já me tinha dado conta do mesmo e já disse isso várias vezes a colegas meus (da faculdade) que têm de aproveitar a vida agora, não quando acabarmos o curso que as coisas vão começar, as coisas já começaram, a nossa vida não começa quando atingimos uma meta, começa no sinal de partida!

    Tento fazê-los ver que as notas não são o mais importante e que o tempo chega para tudo, correr quando é preciso, mas parar para apreciar a paisagem também... ;)

    ResponderEliminar