sexta-feira, julho 05, 2013

A gente vê-se por aí*


À dias que lhe ando para escrever... mas não conseguia sequer escrever uma palavra. O meu discernimento não existiu por dias. A noticia foi um choque muito forte. Tinha-mos um acordo e eu queria a todo o custo cumprir-lo. Lembro-me perfeitamente que lhe prometi que seria você a primeira pessoa a pegar no meu diploma de licenciado. Ia ser a primeira pessoa a quem eu ia dar um abraço quando termina-se o curso.
Mas não fui a tempo. Talvez pelo facto de você ter partido demasiado rápido. Ficarei com isso para sempre na lembrança. E você sabe que será lembrado no momento em que eu receber o diploma. Mas vou sentir a falta do seu grande abraço e dos seus parabéns.
Sabe Sr. Machado... Quando o vi pela primeira vez naquela capela, senti a sua alma bem presente. Senti-o a chamar por mim. A perguntar-me como é que eu andava, a dar-me um aperto de mão ao mesmo tempo que me agarrava o braço. Vi o seu sorriso (ainda o consigo ver). E tremi! Tremi muito... a sensação foi  tão real que estava a custar-me acreditar no que tinha acontecido.
Foi difícil acreditar, aceitar... sem nada poder fazer para mudar seja o que fosse. Desde o momento em que recebi a noticia, o meu pensamento estava a toda a hora em si. Sentia a falta de o ver... sentia que tinha de ir para o seu lado... e manter-me lá o máximo de tempo possível. Não me pergunte porquê, mas sentia. E era difícil vir embora, sabendo que você ficaria ali, imóvel...
Mas uma coisa é certa... enquanto eu viver, você viverá também. No meu coração o Sr. Machado está bem vivo. Presente a toda a hora. Com as melhores recordações que poderia ter de uma pessoa... que são muitas e que me preenchiam o pensamento a todo o tempo que estava ao seu lado.
Em primeiro, o seu enorme coração... Não conheço nenhum igual. Mas também lhe digo que essa qualidade, essa virtude, essa perfeição e talento foi passado à sua família. Uma família de coração enorme, que eu adoro. E que estarei disponível para o que precisarem de mim.
Lembro-me das vezes em que ia à sua casa e, estando eu com as duas mãos ocupadas com comida e bebida (porque consigo não podia ser de outra maneira), você insistia em dizer-me para comer, para não ter vergonha porque estava em casa.
Lembro-me da sua disponibilidade total para ajudar no que fosse preciso nas aulas de educação física. O seu escritório. Seu, porque não consigo imaginar ninguém a não ser o senhor naquele gabinete. As vezes em que me guardava a mochila da aula de educação física, para eu não andar o dia todo carregado com ela. Os sacos que me emprestava para os valores da turma (esquecia-me sempre =o)).
Os "cachaços" e puxões de orelhas que nos dava quando, sem autorização, íamos jogar à bola para o campo fechado =o) ... mas que logo nos pedia desculpas pela repreensão. O seu coração não o deixava ficar em paz consigo mesmo se não nos explicasse o motivo da repreensão e pedir-nos as suas desculpas. 
Recordo as vezes em que quando o professor faltava, o Senhor Machado nos emprestava uma bola para estar-mos a aula toda na brincadeira... cedia-nos o melhor espaço que estivesse disponível só para ver a nossa alegria.
Recordações tão boas, que nunca, mas nunca esquecerei. E que faço questão de as relembrar e manter-las vivas diariamente. Porque nós éramos os seus meninos. Porque não havia ninguém que não gostasse de si... E porque eu gosto muito de si, assim como sei que gostava de mim. Mas não sou o único a gostar de si. Deu para ver que o Sr. Machado era adorado por muita gente. Lembro-me daquela "cerimónia" na didaxis, quando ia deixar de trabalhar lá, a prenda dos professores ao Sr. Machado... e do sentimento que todos eles tinham por si. E eu sei que para si, aquele momento marcou-o. Sei, porque assisti e chorei ao ver aquilo. Porque também o Sr. Machado fez um enorme esforço para não chorar com a emoção de ver uma escola a aplaudir de pé a sua despedida. E sim, reparei que a fotografia à porta da capela, era essa mesma foto que lhe ofereceram nesse dia. O Sr. Machado vivia para os outros. Fazia tudo pelos outros... e como tal, fazia todo o sentido aquela fotografia com a assinatura dos professores, dos seus amigos.
Nunca será esquecido Sr. Machado. Porque pessoas como o senhor, vivem eternamente.
Esteja o Sr. Machado onde estiver, tenho a certeza que está bem, em paz e feliz. Porque tem de ser assim. Porque se alguém merece, esse alguém é você.
Não se esqueça de mim... (e tenho a certeza que não esquecerá). Porque o Sr. Machado ficará eternamente no meu coração.

Um beijo e até qualquer dia,

A gente vê-se por aí*

PS: A imagem é o fundo do meu telemóvel.... e ficará lá por tempo indeterminado...


1 comentário: