sexta-feira, janeiro 25, 2008

“A banda que nasceu aos tombos”

Esta é a história de uma banda que ao longo do seu (para já) curto percurso, conta já com algumas “pedras no caminho”.
Tudo começou quando um amigo se virou para o outro e disse: “Foda-se! Tou farto de tocar guitarra sozinho!!! Quero ter uma banda!”
O outro amigo, depois de o ouvir dizer aquilo com tanta convicção, apoiou a sua ideia. Então, surgiu a necessidade de encontrar mais elementos. A procura que ao início parecia ser fácil, tornou-se um pouco mais complicada. Após terem encontrado um guitarrista e um baterista, precisavam agora de uma voz feminina para dar um tom mais “suave” às suas músicas e precisavam também de arranjar um nome para a banda!
Até encontrarem a dita voz feminina, contavam já com dois concertos…até aqui ainda nem sequer tinham nome…
Tomaram a decisão de colocar “papeis” espalhados pela freguesia com um anúncio encimado por: “Procura-se vocalista”!!! As respostas a este anúncio foram escassas, mas com muita força de vontade lá continuaram à procura!!! Até que finalmente uma voz parecia-se encaixar no estilo de música que a banda se propunha a tocar (qualquer coisa, tipo, o que vem à rede é peixe). E assim foi…
Voltando um pouco atrás nesta história… A banda precisava também de um nome…
No fim de um dos ensaios (que eram feitos num armazém que serve de confecção), os (até aí) 4 elementos da banda estavam a conversar, a passo que a dado momento, o baixista, olhou para a porta do armazém e viu o sinal de transito “proibido estacionar”, mas por engano, confundiu o número deste sinal, então propôs aos colegas, o nome de “Artigo XIV” (artigo 14), pensando ele, que era este o número da lei deste sinal!!!
Os elementos da banda ficaram a pensar na proposta que acharam interessante, diferente e divertida, até que uns tempos depois acabaram por baptizar a banda com esse nome.
Outro dos enganos foi na criação do logótipo…mas essa parte não convém referir para não “manchar” o bom-nome do designer que o concebeu (a meu ver até foi um bom engano).
Passando à frente…
A banda neste momento é formada por 5 elementos, contando na guitarra com Carlos Ortiga, na bateria e percussões com Zé Luís, nas teclas e voz com Joel Freitas, no baixo e voz com Tiago Lazera e unicamente na voz com Ana Costa.
Os Artigo XIV, têm bastantes projectos em mente e poderão ser eventualmente uma das bandas revelação e de sucesso da zona de Vila Nova de Famalicão, por isso esperem por ouvir o som destes “gajos” porque eles PARTEM TUDO!!!
Tiago Lazera(baixista e vocalista)
hi5 da banda -> http://artigoxiv.hi5.com

2 comentários:

  1. ah bom....até ja existem textos da minha banda e tud!!! realmente quem é bom é bom...nao haja duvida...somos os maiores...!!! eh eh eh eh =P

    ResponderEliminar
  2. intiresno muito, obrigado

    ResponderEliminar