domingo, fevereiro 10, 2008

O fado Português

Bem…em primeiro lugar quero agradecer ao João, pela oportunidade de escrever num sítio tão digno…
Dois tipos de fado: um adoro, o outro enfim, tento melhorá-lo…
Como portuguesa que sou, não posso deixar de felicitar Carlos do Carmo. O seu “fado da saudade” venceu o prémio Goya para Melhor Canção Original. De facto, tenho de confessar que fiquei surpreendida com a nomeação, e muito mais ainda com a vitória. Não que este fadista não tenha talento, mas porque se trata de uma competição estrangeira e equivalente aos Óscares para o cinema espanhol. Se me permitem, acho que o prémio está muito bem entregue e a causa pela qual o Carlos Carmo tem vindo a lutar, ou seja, fazer com que a cultura Portuguesa seja elevada e reconhecida internacionalmente, começa agora a ganhar mais sentido que nunca.
Por outro fado, o destino, entristece me….recentemente foi divulgado pela imprensa espanhola, El Pais, que Portugal teria sido alertado pela secreta espanhola para riscos de atentados durante o périplo europeu do presidente do Paquistão. José Sócrates sempre positivo diz que” nada leva a pensar que Portugal esteja sob uma ameaça "especial" de terrorismo, mas ressalvou que esse é um "fenómeno dos nossos dias" e que exige "particular atenção". Realmente, os Portugueses, tem uma opinião diferente da que o senhor primeiro-ministro defende.
Ora, sabe o que é terrorismo par nós? É, POR EXEMPLO, um familiar nosso estar doente e nós ao levar-lo ao hospital, para ser curado, ele acabe por falecer nas urgências, por falta de cuidados médicos, ou porque estas estão encerradas, ou então, o próximo Hospital fica a anos luz do local onde a vítima se encontra….ISTO SIM È TERRORISMO PURO!
Outro exemplo, não menos importante, passa pela miséria que os trabalhadores recebem, 403 euros, e tem de pagar casa, água, luz gás, escola. Já para não falar que o aumento do SMN não chega para combater o aumento dos preços da luz, da água, da renda…Este ano, nem o pão e o leite escaparam de aumentos estrondosos. Isto sim também é terrorismo….
Ou, outro exemplo, nós estudantes, que passamos grande parte da nossa vida a estudar e a pagar valores exorbitantes de propinas chegamos, no final do curso, sem perspectiva nenhuma de trabalhar na nossa área.
Afinal, o terrorismo, não é assim tão estranho para nós Portugueses. Mas, também já chega de sermos vítimas!
A nossa missão passa por lutar e vencer os obstáculos e restabelecer a glória que nos é caracterizada e outrora foi cantada por Camões.
Do fado ninguém se livra, mas há sempre outros estilos musicais como opção.

cedido por Mermaid

Sem comentários:

Enviar um comentário