sábado, fevereiro 28, 2009

Os putos de agora...

Acabei de ler agora uma noticia que contraria tudo aquilo que penso sobre o resultado do uso de "linguagem sms" (e todo o tipo de linguagem que não seja escrita correcta) nas crianças.

Segundo um estudo britanico (fonte www.exameinformatica.clix.pt) as sms´s melhoram a linguagem das crianças.
Segundo a noticia o estudo foi realizado a 88 crianças entre os 10 e os 12 anos. Foi-lhes proposto que descrevessem dez cenários diferentes recorrendo à "linguagem sms". Resultado disso, as crianças que diariamente utilizavam a "linguagem sms" demonstraram mais à vontade nessa tarefa, demonstrando também possuirem um vocabulário mais rico embora abreviado (sabendo a forma correcta das palavras que estavam a abreviar).

Isto é tudo muito bonito... Não ponho em causa este estudo. Mas vejamos exemplos práticos.

Imaginemos o cenário em que vivemos em portugal...

É do conhecimento público o projecto que o Governo Português esta a levar em frente da distribuição, quase gratuita, de computadores portáteis. Começando logo pela primária (Magalhães) e subindo de patamar escolar até ao programa e-escolas.

É de louvar este projecto e estando eu na área de tecnologias (ramo informática) congratulo desde já este governo por este projecto. Mas como em tudo existe "coisas" menos boas, também este projecto tem as suas desvantagens.

Refiro-me ao Magalhães. E não, não vou fazer piadas sobre o pequeno computador multifunções (que pode servir de torradeira, de mala de senhora, de ferro de engomar... blablabla).
O projecto é aliciante, uma ideia muito boa que contribuiu também para o desenvolvimento dos pequenos computadores portáteis de baixo custo que entraram forte no mercado.
Mas será o Magalhães um aspecto positivo para o ensinamento na primária? A meu ver acho que não. Ou se é, terá de ser fortemente controlado pelos pais. Porquê?? Vou tentar explicar o meu ponto de vista...

Como sabemos, um dos aspectos a adquirir nos primeiros anos de escola é ler e escrever correctamente. Quanto ao ler, o Magalhães até pode não interferir. Já com o escrever, o Magalhães, quanto a mim, está a ser uma má influência a estes pequenos estudantes.

Estes "putos de agora" tem a papinha toda feita. Erros de escrita quase nem têm de se preocupar com eles. O corrector automático de Word corrige quase tudo. Acentos?? Não são precisos porque eles aparecem automáticamente(o Word faz isso).

Contaram-me estes dias que ao analisar uma aluna do terceiro ano esta escrevia fluentemente no computador. Até melhor do que se escreve-se à mão. Só que existia ali um problema. Os acentos não existiam nas suas palavras(o computador fazia isso por ela). Quanto a vírgulas, entre outras coisinhas, o computador dava sempre uma dica para melhorar a escrita.

Pode parecer algo sem importância, mas para mim torna-se algo que me preocupa com esta nova geração... Facilidades em demasia, darem todo este potencial assim tão cedo parece-me algo de que não ajudará os putos da primária. Vai, isto sim, facilitar a sua tarefa de escrita de português correcto, mas não vai ser isso concerteza que os irá fazer saber escrever sem erros. Quando lhes meterem uma folha e um papel á frente não saberam escrever muitas das palavras que no computador escreviam sem erros.

Outro dos pontos que dizem ser "expectaculares" no Magalhães é que este permitem realizar pesquisas, efectuar trabalhos em excel, word, blablabla.
Já agora só uma coisa... NÃO ESTAMOS A FALAR DE PUTOS DA PRIMÁRIA???

Um professor vai se lembrar numa aula e manda o seguinte tpc: "Meninos, o tpc é fazerem uma pesquisa na internet sobre ´O meu fim de semana´. Quem não fizer fica sem Magalhães durante uma semana".

O ideal não seria "Meninos, o tpc é fazerem uma redação sobre o vosso fim de semana. Cuidado com os erros e não vale fazer a redação no magalhães" .

Até agora a desculpa para não fazermos os TPC´s era do esquecimento do caderno, ou da folha solta em que fizemos o tpc. Os putos de agora chegavam à escola e diziam que fizeram no Magalhães, mas como não tinham bateria não poderiam mostrar...

Enfim, são pequenos exageros agora, mas que poderão muito bem virem a ser realidade nos próximos tempos...

Fica aqui o meu desabafo...

PS: E cuidado com o corrector automático do Word dos Magalhães =P

Sem comentários:

Enviar um comentário